domingo, 3 de março de 2019

Entrada treze: M

M de mudanças

Resultado de imagem para mudança

O significado da palavra ‘mudança’ pode ser diferente dependo do contexto no qual a palavra é empregada. Por exemplo, a ‘mudança’ pode ser o processo de modificar alguma coisa ou pode ser a transferência para outro local. Podemos falar de mudança de residência; ir morar em outro lugar (outra casa, cidade, estado ou país). O conceito também pode ser usado quando falamos de fazer uma ‘mudança de vida’, por exemplo: aprender novas coisas, buscar um novo estilo de vida, novos hábitos e/ou habilidades. Num sentido às vezes um pouco mitológico ou científico, a mudança pode se referir à metamorfose; uma mudança duma coisa ou de um ser em outro, uma transformação física. Na mitologia grega e romana, a transformação de deuses/as e seres humanos em animais e elementos da natureza era comum. Exemplos disso podem ser encontrados na obra de Ovídio—poeta romano—, Metamorfoses, onde ele escreveu sobre a cosmologia e a história do mundo, e sobre a transfiguração dos homens e dos deuses mitológicos em árvores, rios, animais e incluso pedras. Enfim, o conceito de ‘mudança’ tem diferentes sentidos, mas hoje vou falar sobre a mudança de residência.

Ao longo da nossa vida, por um motivo ou outro, nos vemos na necessidade de mudar nosso lugar de residência, querendo ou não. Quando somos jovens, não é incomum para nós termos que mudar para uma nova casa ou cidade como resultado do trabalho de um dos nossos pais. Depois chega o momento de entrar na universidade, época na qual a maioria dos estudantes se mudam e se tornam independentes. Como [jovens] adultos, a mudança se volta algo ‘comum’ ou ‘esperado’, pois vários motivos se apresentam em nossas vidas os quais nos faz mudar de residência novamente. A continuação dos estúdios superiores em outra cidade ou país, uma nova oportunidade de trabalho longe de nossa atual residência, ou simplesmente nos mudamos porque não éramos felices onde morávamos antes, por uma razão ou outra.

Pessoalmente, eu me mudei pela primeira vez faz seis anos. A mudança foi o resultado do trabalho de meu pai e de quando sentíamos sua falta. Normalmente, meu pai só tinha férias de 3 semanas cada ano com o trabalho que ele tinha naquela época, então esse era o tempo que ele passava conosco (seu trabalho era nos Estados Unidos e nós morávamos no México) cada ano por quase três anos. Ao final, minha família e eu obtemos nosso visto e nós viemos morar com ele. Depois de aquela primeira mudança, o mundo parecia sorrir para mim e minha família e não vou esquecer nunca daquele dia.

A mudança—qualquer mudança— não é fácil a maioria das vezes, especialmente se você não está acostumado a mudança ao câmbio, mas com o passar do tempo é possível ver que às vezes mudar é necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrada extra: Reflexão sobre o blog

Reflexão sobre o blog Sinto que, apesar do trabalho, desfrutei muito da aula de português este semestre. O processo de ler o livr...