N de nostalgia
Para a letra ‘M’ eu escrevi sobre o conceito da “mudança” e com este texto quero falar sobre outro conceito muitas vezes relacionado com a mudança: a nostalgia. O conceito de nostalgia é bastante interessante porque é capaz de mudar nossa percepção do passado. Faz um ano atrás, para uma de minhas aulas, nossa professora pediu para lermos um pouco dum livro chamado The Future of Nostalgia (“O futuro da nostalgia”) e aquele texto alterou a maneira na que eu penso sobre a nostalgia. Mas antes de escrever porque isso ocorreu, permita-me explicar o que a nostalgia é.
A nostalgia é o sentimento de melancolia, tristeza, e saudade que se origina pela lembrança de algum momento que vivemos no passado ou de pessoas que não estão conosco (porque morreram ou já não são parte de nossa vida pela distância ou outros motivos). Neste sentido é que a nostalgia tem relação com a mudança porque este sentimento se origina precisamente da alteração de alguma parte de nossa vida. Por exemplo, é comum que a nostalgia se produz em pessoas que estão longe de sua terra natal pois sentem saudade da família, do lar, da comida talvez, e das coisas que lhe são familiares em geral. Por outro lado, a nostalgia também está associada com os momentos de felicidade durante uma época passada de nossa vida ou da lembrança da infância/juventude.
No entanto, este sentimento pode causar diferentes reações numa pessoa e em sua memória dependendo de diferentes fatores externos. É precisamente nesta questão que o conceito se volta interessante. Depois de ler The Future of Nostalgia eu tenho pensado muito no tema pois uma das coisas que aquele livro dizia era que muitas das vezes o que anelamos, a coisa que nos causa um sentimento de nostalgia, pode estar idealizado. É possível que as memórias que nó temos do passado —de nossa terra natal, da pessoa que já não está conosco, de nossa infância/juventude, de algum lugar, etc.— sejam melhores em nossa mente do que elas realmente eram na vida real. São lembranças que podemos sentir, quase tocar, mas que não foram reales. A saudade muda nossa percepção e faz parecer que as coisas foram melhores no passado inclusive sem não foi assim.
Agora eu lhes pergunto, vocês têm sentido nostalgia por algo ou alguém? Bem agora pensem, aquela experiência ou memória foi realmente tão bonita como lembram ou está idealizada? É uma questão interessante.

Nenhum comentário:
Postar um comentário