domingo, 24 de março de 2019

Entrada dezessete: Q

Q de Querétaro


Na entrada de hoje, eu vou falar sobre um tópico do qual sempre gosto de falar ou escrever: o Querétaro. O mais provável é que você não tenha escutado do Querétaro, mas esse é um dos trinta e dois estados que formam o país do México. Foi nesse estado onde eu nasci e morei durante os primeiros quinze anos de minha vida. Por isso, hoje eu vou escrever um pouco sobre o Querétaro e os lugares que você pode visitar se viajasse para esse estado.

O estado do Querétaro, um dos mais pequenos em tamanho, está localizado na região central do país, a qual é também conhecida como “Bajío [de México]”. O estado se limita com os estados de San Luis Potosí (ao norte), Guanajuato (ao oeste), Hidalgo (ao leste), e México e Michoacan (ao sul). A capital do estado é a cidade de Santiago de Querétaro, mas todos lá a chamam Querétaro. Como fato interessante: o estado de Querétaro é considerado um dos lugares com o padrão de vida mais alto não somente no México, mas também na América Latina devido à baixa criminalidade (sendo provavelmente o estado mais seguro do México), seu crescente desenvolvimento industrial e sua baixa taxa de desemprego. Além do mais, a cidade capital do Querétaro é a mais limpa do país.

Em questão de turismo, como você pode ver no mapa à direita, o estado não está perto de nenhuma costa, mas a verdade é que o estado queretano é um destino muito popular entre os turistas tanto estrangeiros como os nacionais. O motivo para isso é principalmente por sua história, paisagens naturais e arquitetura, não é por nada que o estado tem vários lugares declarados como Património Cultural da Humanidade desde 1996. Se você prefere viajar para esse tipo de lugar (sem costa), então existem vários lugares que você pode visitar quando viaja para o Querétaro.
Primeiro, na capital do estado uma das diferentes atividades que se pode fazer é visitar as estruturas mais antigas da cidade, as quais são de estilo barroco pois datam do século XVI e XVII. O Templo de Santa Rosa de Viterbo, por exemplo, é um templo que mostra o estilo barroco tanto no seu interior como no seu exterior. Mas também pode caminhar pelas praças da cidade e pelo centro histórico. Lá você pode ver as belas construções, e é possível aprender sobre a história do estado. Por exemplo, você sabia que Querétaro foi um sítio de grande importância durante a Independência do México? Josefa Ortiz de Dominguez, esposa do prefeito da cidade capital, usou sua posição para ajudar à insurgência e foi graças a ela —a qual avisou a Miguel Hidalgo sobre o descobrimento do movimento pelos espanhóis— que a luta pela independência começou. Então se você quisesse, poderia visitar a casa de Josefa Ortiz de Dominguez durante sua viagem. Também pode viajar de bonde [turístico] pela cidade se você quiser, e assim visitar outros lugares interessantes e aprender mais sobre a história da cidade.

Por outro lado, se você prefere passar tempo com a Mãe Natureza, então os seguintes lugares fora da cidade são sua melhor opção: a Peña de Bernal (o terceiro morro/penhasco maior do mundo), o Bosque de las Hojas, o Puente de Dios, o Sótano del Barro e outras áreas da Sierra Gorda. Também a Cascada el Chuveje, e o Cañón del Paraíso são lugares muito bonitos.


Enfim, certamente recomendo muito visitar o Querétaro pois há muito mais coisas para fazer e lugares para visitar além dos mencionados aqui. Prometo que você vai gostar de sua visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrada extra: Reflexão sobre o blog

Reflexão sobre o blog Sinto que, apesar do trabalho, desfrutei muito da aula de português este semestre. O processo de ler o livr...