domingo, 24 de março de 2019

Entrada dezoito: R

R de relaxamento

Quando foi a última vez que você teve um momento de verdadeiro relaxamento? Se você é estudante, trabalha, ou tem família própria então é provável que isso tenha sido faz muito tempo. Todos nós sabemos da importância de ter um momento de relaxamento tanto mental como físico pelo menos uma vez por semana (e melhor ainda: por dia). No entanto, dependendo de nosso estilo de vida ou de nossa rotina diária, é possível que nem pensemos em dedicar um tempo para cuidar de nosso corpo e mente. Por isso, nesta entrada eu vou escrever sobre o que é o relaxamento, a importância de ter momentos de relaxamento pelo menos uma cada semana e sobre os efeitos que pode ter em nossa saúde se deixarmos que o estresse se torne parte da nossa vida diária.

Primeiramente, relaxar-se não é o mesmo que procrastinar! Na entrada para a letra “P” escrevi sobre a procrastinação; sobre alguns dos motivos pelos quais provavelmente procrastinamos e o que poderíamos fazer para não fazer aquilo tão seguido. Mas eu sei que às vezes, quando ficamos estressados, é possível que acreditemos que deixar o que temos que fazer para outro dia é uma maneira de relaxar-se. No entanto, se fizermos isso (deixar o que temos que fazer para outro dia ou para o último dia), então nosso estresse só será pior quando, no último momento, estivermos com pressa tentando concluir nosso trabalho. A verdade é que o relaxamento é realmente uma técnica cujo objetivo é ajudar desfazer tensões mentais, físicas e emocionais que adquirimos através do dia-a-dia. Existem diferentes técnicas de relaxamento que as pessoas usam para desfazer suas tensões, como por exemplo a yôga, a meditação, o exercício físico, ouvir música, a prática de atividades criativas e ao ar livre, etc.


As técnicas mencionadas previamente são [só algumas das] atividades que você pode e deveria considerar fazer para se relaxar porque apesar de que não percebemos realmente quanto o estresse está afetando nossa saúde, as tensões adquiridas no dia-a-dia têm consequências mentais e físicas. Por exemplo, algumas das consequências de não praticar atividades de relaxamento e viver com estresse, ansiedade e tensão são: alterações metabólicas, diminuição da imunidade, dores musculares, sensação de insegurança, irritabilidade, prejudica a memória e nossa capacidade para dormir, dificulta nossa concentração e desempenho acadêmico ou de trabalho, e muito mais. Para evitar sofrer de esses problemas de saúde e mentais, decida qual atividade é melhor ou mais conveniente dependendo de sua rotina diária e o faça.


Lembre-se que a vida é como um livro onde você é o autor e cada dia é uma nova página. Viva no presente e não se preocupe pelo futuro todo o tempo; esse pode ser o primeiro passo para uma vida com menos estresse, ansiedade e tensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrada extra: Reflexão sobre o blog

Reflexão sobre o blog Sinto que, apesar do trabalho, desfrutei muito da aula de português este semestre. O processo de ler o livr...