domingo, 24 de fevereiro de 2019

Entrada onze: K

K de K-pop


A música é um elemento importante de diferentes culturas e países, pois pode criar uma identidade nacional e unidade entre a população. O Brasil é um exemplo de como a música, em seus diferentes gêneros, pode atuar como ferramenta de união, luta, critica, identidade e representação. Desde o Choro até a Samba, o Forró, a Bossa Nova, a MPB, o Funk e Sertanejo, a música no Brasil é mais que um entretenimento; a música conta a história do país. Mas, assim como o Brasil é conhecido por  seus gêneros musicais —alguns mencionados anteriormente—, outros países também são conhecidos mundialmente por seus próprios estilos musicais (ou gêneros). Nos últimos anos, o K-pop tem se voltado muito popular ao redor do mundo.

O K-pop é um gênero musical originado no Coreia do Sul ao redor da década dos 90. “K-pop” é uma abreviação de “Korean pop” (música pop coreana) e se caracteriza por sua grande variedade de elementos audiovisuais e sua coreografia. Se você tem assistido algum vídeo de K-pop então você sabe do que estou me referindo quando digo que o K-pop se caracteriza por seus elementos audiovisuais e sua coreografia. O K-pop além de suas raízes tradicionais de música coreana, tem incorporado diferentes estilos e gêneros musicais estrangeiros ao largo dos anos e na atualidade, nós podemos escutar o resultado da fusão desses diferentes estilos e gêneros.


Um dos principais motivos pelo qual o K-pop tem conquistado a popularidade que tem agora são as redes sociais e a Internet em geral, pois esses serviços facilitaram a disseminação ao redor do mundo e não unicamente na região Oriente e Sudeste da Ásia. Agora não é estranho escutar o K-pop nos países latino-americanos, europeus, norte-americanos; regiões do Oriente Médio, Índia e inclusive em algumas partes da África. Não unicamente os diferentes grupos de K-pop tem conquistado os charts de música dentro e fora da Coreia do Sul, mas de acordo com este artigo da revista Capricho, os vídeos de K-pop estão se convertendo nos clips mais assistidos no YouTube. O K-pop está impondo uma nova subcultura mundialmente e é provável que sua popularidade só continue crescendo nos próximos anos.

Pessoalmente, eu gosto de escutar o K-pop e se você ainda não tem escutado K-pop (ou assistido os vídeos), você pode fazer um clique nos vídeos abaixo para assistir/escutar um pouco desse gênero musical.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrada extra: Reflexão sobre o blog

Reflexão sobre o blog Sinto que, apesar do trabalho, desfrutei muito da aula de português este semestre. O processo de ler o livr...