X de Xangai
Na entrada anterior escrevi sobre viajar para Wakayama e agora vou escrever sobre outra cidade: Xangai, a maior cidade da China! Não estou certa se o motivo pelo qual esta semana os tópicos de minhas duas entradas são influenciados pelo desejo de que o final do semestre finalmente chegue (leia a entrada S) e que as feiras comecem, mas é bem provável. Mas enquanto as férias não chegam, vou continuar escrevendo e hoje quero falar sobre uma das maiores áreas metropolitanas do mundo.
Como se pode ler neste artigo, Xangai (ou Shanghai) foi fundada no século XI e era uma aldeia de pescadores durante uns três séculos. Mas durante o século XIX as coisas começaram a mudar e a cidade ganhou importância comercial no exterior. Com o passar do tempo, e apesar de várias guerras e outros problemas, Xangai é atualmente o maior centro comercial e de finanças na China. Mas não é só isso, Xangai é um destino popular entre os turistas porque a cidade tem muitos lugares históricos com uma arquitetura incrível. Mas o marco histórico e a cultura não são os únicos aspectos que fazem de Xangai uma cidade tão interessante para visitar. Se você faz uma pesquisa de imagens no Google, você pode ver como a cidade é também bem moderna e somente ver a arquitetura dos edifícios é prova disso. Acho que talvez é esse aspecto o que chama minha atenção sobre Xangai: a habilidade de juntar o lado histórico e as tradições com o lado moderno duma maneira como nenhuma outra cidade tão grande (mais de 24 milhões de pessoas moram lá!) tem feito.
Existem tantos lugares para visitar em Xangai que não acabaria de escrever sobre eles nunca (hipérbole). Por isso, só vou mencionar alguns dos lugares que eu gostaria de visitar se algum dia viajasse para a cidade. Para ver o lado moderno de Xangai, gostaria de visitar o InterContinental Shanghai Wonderland (um hotel de cinco estrelas construído abaixo do solo num poço profundo duma pedreira abandonada), The Bund, o rio Huangpu, a Torre Jin Mao, o Grande Teatro de Xangai, a Torre Pérola do Oriente e a Rua Nanjing estão entre os lugares imperdíveis da cidade. Mas como também gosto do lado histórico e de tradições, eu gostaria de visitar a Cidade Velha de Xangai (que é basicamente o que sobrou dos antigos tempos da cidade), o Jardim Yuyuan, Tianzifang, e o Templo Jing’an.
Enfim, não existe dúvida de que Xangai é um lugar com muitas maravilhas modernas e com lugares históricos que ainda estão bem conservados. Claro que fazer a viagem até a China e ainda ter dinheiro para pagar pelo hotel, o transporte e a comida pode ser difícil já que tenho o pressentimento que é bem caro fazer a viagem para aquela cidade. O que você acha? Viajaria para a China?




Nenhum comentário:
Postar um comentário