domingo, 21 de abril de 2019

Entrada vinte e cinco: Y


Y de Yin-Yang


Na entrada anterior escrevi sobre Xangai, a cidade maior e provavelmente mais importante da China, e hoje eu queria continuar falando um pouco sobre outro aspecto importante de aquele país: Yin-Yang. É um princípio muito interessante, mas acredito que ainda muitas pessoas podem ter escutado as palavras “Yin-Yang” mas ainda muitos não sabem seu significado real. Então, sendo uma parte tão importante e conhecida da filosofia chinesa, mas pouco entendida, vou escrever um pouco sobre esse princípio chinês.

Uma das coisas que todo o mundo sabe sobre o Yin-Yang é que yin e yang são duas energias opostas. Enquanto yin —o lado pintado de preto — representa a escuridão, noite, passividade, a lua, calma, caos, o feminino e algumas outras coisas mais, o yang —o lado pintado de branco— simboliza energia, claridade, luz, ordem, sol, o masculino e mais. Como você poder ler, a ideia do Yin-yang é descrever as duas forças opostas e complementares fundamentais que se encontram em todas as coisas: pessoas, objetos, pensamentos, idéias, etc. Mas que outras coisas você sabe sobre Yin-Yang? Provavelmente não muito aparte do mencionado anteriormente.

Resultado de imagem para taoismoUm fato importante sobre o Yin-Yang é que se trata dum conceito originado no Taoísmo. O Taoísmo é uma tradição filosófica e religiosa chinesa criada na antiguidade. O Taoísmo enfatiza a busca pelo Tao e a harmonia com ele. No chinês “Tao” pode significar “caminho”, “curso”, “via” ou “princípio”. No entanto, a tradução da palavra para o português não pode transmitir tudo o que a palavra realmente implica. É como tentar traduzir a palavra “saudade” para outra língua; uma tradução não pode transmitir o que a palavra em português transmite. Tao é um termo que se refere a um “fluxo natural dos acontecimentos da vida que todos devem seguir, a fonte do universo” (obtido deste artigo). Então, o Taoísmo é uma força que existe detrás de tudo que existe e onde o homem tem que deixar a natureza seguir seu curso e tentar viver em equilíbrio e harmonia para assim alcançar a felicidade. É nesta parte que o Yin-Yang se voltam elementos importantes de aquela filosofia e religião pois yin e yang representam aquele equilíbrio entre as dualidades existentes na natureza e no universo em geral.


Finalmente, se você alguma vez se perguntou o que significam as duas esferas menores no símbolo, bem pois elas simbolizam a idéia de que as forças que se opõem chegam em algum momento a seu ponto extremo e é nesse momento no qual é despertado dentro de eles um sentimento exatamente oposto. Certamente é um conceito bem interessante e espero que com a entrada de hoje vocês tenham aprendido um pouco mais sobre Yin-Yang: sua origem e o significado mais profundo que o conceito tem. Mas vou deixar o seguinte vídeo se você quer aprender mais sobre o Taoísmo ( a origem,  por exemplo), o yin yang, e algumas lendas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrada extra: Reflexão sobre o blog

Reflexão sobre o blog Sinto que, apesar do trabalho, desfrutei muito da aula de português este semestre. O processo de ler o livr...