domingo, 20 de janeiro de 2019

Entrada três: C

"C" de capacidade


Ter capacidade pode significar muitas coisas dependo do contexto, mas o tipo de capacidade sobre a que eu vou escrever hoje é a capacidade de fazer bem a outros e ao meio ambiente. Ser capaz é ter a qualidade de desenvolver certas atividades— falar outras línguas, cozinhar diferentes pratos, trabalhar com aparatos tecnológicos ou científicos, desenhar, etc.—. 


Precisamente porque nós temos a ideia de que simplesmente há coisas ou atividades que não podemos fazer porque acreditamos que são complexas, que nós nem sequer tentamos fazê-las. Esse é um problema, especialmente quando se trata de fazer coisas para ajudar outros ou inclusive ao meio ambiente. Sean W. McLoughlin disse que todos temos a capacidade para fazer bem e ajudar outros, mas que às vezes é necessário que outra pessoa nos ajude a dar o primeiro passo. Ele tem razão. Todos podemos fazer bem a outros e ao nosso planeta se nós quisermos, às vezes somente precisamos de um pouquinho de ajuda para começar. A capacidade para ajudar está sempre dentro de nós, mas nós somos quem têm que decidir se prestamos atenção ao “chamado” ou se o ignoramos.



Quando falo de ajudar não estou falando necessariamente de fazer coisas como viajar para outro país e ajudar a construir casas para aqueles que  necessitam, mas sim de coisas simples como: dizer um elogio, levantar uma garrafa e jogue-a na lata de lixo correto, apoiar moralmente alguém, etc. Coisas tão simples como essas poderiam mudar muitas coisas; você não sabe quando um simples elogio pode melhorar o dia duma pessoa ou o quanto ajuda o nosso planeta jogar uma garrafa na lata de lixo para ser reciclada. Você tem capacidade de fazer muitas coisas todos os dias, não se limite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrada extra: Reflexão sobre o blog

Reflexão sobre o blog Sinto que, apesar do trabalho, desfrutei muito da aula de português este semestre. O processo de ler o livr...