domingo, 27 de janeiro de 2019

Entrada quatro: D

"D" de dormir


https://fotos.web.sapo.io/i/odd013b50/19981394_jMS11.jpeg


Faz algum tempo atrás, eu li um artigo que falava sobre os benefícios de dormir bem e foi muito interessante descobrir que dormir profundamente não é apenas revigorante, mas também tem muitos outros benefícios. Por exemplo, você sabia que dormir bem ajuda combater a hipertensão, prevenir a obesidade, fortalecer a memória e previne depressão? Eu não sabia que dormir menos que o tempo recomendado ou acordar várias vezes durante a noite pode prejudicar-nos. Se você tem um horário irregular de sonho, também é prejudicial para sua saúde! É por isso que nós temos que tentar estabelecer um horário para ir dormir ou poderia começar a ter problemas de memória e sofrer problemas de humor entre muitas outras coisas mais. Como uma estudante universitária, sei que com as tarefas, o trabalho e outras responsabilidades, dormir às vezes pode parecer uma péssima ideia; tanto que poderíamos fazer se não sentíssemos vontade de dormir! Mas para mim, dormir é quase o melhor momento do meu dia. Eu gosto de dormir, especialmente nos dias quando está frio lá fora ou está chovendo. Os últimos dias do semestre sempre são os mais difíceis, precisamente porque quase não durmo nada, mas quando finalmente posso descansar, meu corpo fica feliz e meu cérebro me agradece às horas de descanso.


FotoDurma o tanto quanto você puder agora, porque no futuro, se você quiser dormir oito horas, não poderá, porque com o passar dos anos nosso corpo sente que já não é necessário dormir oito horas (não me lembro os detalhes, mas minha professora de psicologia nos explicou porque se torna mais difícil de dormir por mais tempo quanto mais velhos somos). Ao dormir tempo suficiente você poderá impedir futuros problemas de saúde.



O seguinte link é para um vídeo com música relaxante para dormir:







domingo, 20 de janeiro de 2019

Entrada três: C

"C" de capacidade


Ter capacidade pode significar muitas coisas dependo do contexto, mas o tipo de capacidade sobre a que eu vou escrever hoje é a capacidade de fazer bem a outros e ao meio ambiente. Ser capaz é ter a qualidade de desenvolver certas atividades— falar outras línguas, cozinhar diferentes pratos, trabalhar com aparatos tecnológicos ou científicos, desenhar, etc.—. 


Precisamente porque nós temos a ideia de que simplesmente há coisas ou atividades que não podemos fazer porque acreditamos que são complexas, que nós nem sequer tentamos fazê-las. Esse é um problema, especialmente quando se trata de fazer coisas para ajudar outros ou inclusive ao meio ambiente. Sean W. McLoughlin disse que todos temos a capacidade para fazer bem e ajudar outros, mas que às vezes é necessário que outra pessoa nos ajude a dar o primeiro passo. Ele tem razão. Todos podemos fazer bem a outros e ao nosso planeta se nós quisermos, às vezes somente precisamos de um pouquinho de ajuda para começar. A capacidade para ajudar está sempre dentro de nós, mas nós somos quem têm que decidir se prestamos atenção ao “chamado” ou se o ignoramos.



Quando falo de ajudar não estou falando necessariamente de fazer coisas como viajar para outro país e ajudar a construir casas para aqueles que  necessitam, mas sim de coisas simples como: dizer um elogio, levantar uma garrafa e jogue-a na lata de lixo correto, apoiar moralmente alguém, etc. Coisas tão simples como essas poderiam mudar muitas coisas; você não sabe quando um simples elogio pode melhorar o dia duma pessoa ou o quanto ajuda o nosso planeta jogar uma garrafa na lata de lixo para ser reciclada. Você tem capacidade de fazer muitas coisas todos os dias, não se limite!


Entrada dois: B

"B" de Biblioteca



Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, Brasil
J.K. Rowling uma vez disse que se você não gostava de ler era porque você ainda não tinha encontrado o livro adequado. Eu concordo com ela. Sei que para muitas pessoas a ideia de ler durante seu tempo livre não é uma opção. Simplesmente é pouco interessante e inclusive tedioso, mas acredito que é porque ainda não têm lido seu livro "chave" -como eu gosto de chamá-lo. Para mim, um "livro chave" é aquele que abre as portas da leitura, as portas para milhares de novos mundos e vidas, e é que abre a porta do conhecimento para novos indivíduos. Uma vez que o livro chave é encontrado, não há volta trás: o leitor continuará lindo e não será tedioso, será um prazer. Se você ainda não gosta de ler, que melhor lugar para começar a pesquisa de seu livro chave que uma biblioteca?


A biblioteca é um lugar mágico e cheio de possibilidades, por isso recomendou que você visite uma. Não vou lhe mentir, ir para a biblioteca da escola em busca do livro indicado pode não ser a melhor opção muitas das ocasiões já que, a menos que você goste da política, das matemáticas, das revistas educacionais e outros tópicos escolares, então é melhor ir para um lugar diferente. Não estou dizendo que esse tipo de livros não possam ser interessantes, por eles podem, mas se você já tem a ideia de que ler é tedioso, então é melhor começar com outro tipo de leitura.

Por outro lado, a biblioteca pública pode ser uma boa opção para começar pois oferece uma variedade mais ampla de gêneros literários. O único que você tem que fazer é explorar os estantes de livros. Se o nome dum livro parece interessante, então pegue-o. Se a sinopse ou o tópico parece interessante, pegue-o também. Quando tenha alguns livros, procure um lugar na biblioteca e leia um pouco de cada livro até que encontre aquele que não queira deixar de ler. É assim como tudo começa; é assim como a biblioteca já não é um lugar chato mas um lugar mágico. Sempre há uma nova história, um novo mundo, um novo gênero ou tópico por descobrir. Todos nós temos um livro chave, mas para encontrá-lo temos que procurar!

No seguinte vídeo você pode assistir algumas das bibliotecas mais bonitas do mundo!

 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Entrada 1: "A" de Anelo

"A" de anelo

O anelo sempre está presente em nosso coração e mente, inclusive sem não estamos conscientes disso. Todos os seres humanos continuamente anelamos algo, pequeno ou grande, possível ou impossível, terrenal ou espiritual, mas sempre existe algo que nós desejamos ter ou alcançar. Se nós logramos alcançar nosso desejo, a coisa não termina lá pois prontamente um novo anelo aparece em nossa mente, em nosso coração. A história humana é um exemplo disso. As pessoas anelavam voar como as aves e construíram aviões, mas prontamente anelaram voar mais alto e alcançar a lua, por isso criaram os voos espaciais. Agora anelamos viajar para outros mundos. Nunca paramos de sonhar.

Não me lembro da primeira vez que eu senti esse sentimento do anelo, mas provavelmente foi quando era criança e anelei alguma boneca ou algum outro brinquedo para meu aniversário. Este é um modelo dum anelo pequeno, possível e terrenal. A idade muda as perspectivas que nós temos do mundo e como consequência, nossos anelos mudam de características e se voltam mais complexos. Agora, como uma pessoa adulta de vinte anos, eu percebo que as coisas já não são tão simples. Os anelos pouco em pouco se voltam ideias estabelecidas pela sociedade; como ter um emprego no qual possa ganhar dinheiro para ajudar a minha família com a renda, alcançar um estilo de vida estável, etc., mas eu não gosto de isso.

Anelar alguma coisa não deveria se limitar a ter as coisas que outros têm ou que se espera que você tenha: uma casa, um carro, dinheiro, trabalho. Querer essas coisas está bem, mas às vezes é melhor desejar algo que te faça feliz, inclusive sem é temporal, do que anelar uma coisa que pode dar estabilidade social ou/e econômica mas que não traz felicidade verdadeira
.

Entrada extra: Reflexão sobre o blog

Reflexão sobre o blog Sinto que, apesar do trabalho, desfrutei muito da aula de português este semestre. O processo de ler o livr...